Uma pesquisa realizada sobre o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil (TIC Crianças 2010), mostra que os games online são a principal porta de entrada da criança na internet no Brasil. Essa pesquisa foi divulgada nessa terça-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Das 2.516 crianças entre 5 e 9 anos entrevistados, considerando os 27% que afirmaram usar a web, 90% disseram que jogar na internet é a atividade mais comum.
É importante sabermos esses dados, e mais ainda, usar essa informação para ajudar a ter uma nova complementação na educação das crianças em nosso país, não basta somente olharmos, é preciso ter conhecimento e saber lidar com essa situação para conseguirmos tirar o melhor proveito. Uma atividade que tenha um conteúdo educacional ligado ao game poderia ser implementado nas escolas, fazendo com que jogassem e ao mesmo tempo aprendessem lições da escola.
É bastante complicado hoje termos uma visão que um game pode ser educacional para as crianças, sabendo que vivemos em uma sociedade onde os games em sua grande parte são jogados e vistos como forma de lazer e entretenimento, sem termos uma visão mais profunda sobre eles e tentarmos tirar proveitos dos jogos para ser mais uma ferramenta de educação, juntando diversão e aprendizado ao mesmo tempo.
Iniciativas poderiam ser tomadas para juntar o game a uma finalidade educacional, fazendo com que muitos alunos se interessassem por determinadas matérias a partir de um jogo que tenha como principal função ensinar sobre determinado assunto, sem necessariamente ter a idéia de jogos como uma desvinculação para os estudos ou algo do gênero.
Como exemplos de usos de games para fins educacionais, temos os jogos "Starcraft da Blizzard" e "Portal da Valve" ambos usados como disciplinas em universidades. O jogo Starcraft está sendo usado para ensinar gerenciamento de recursos empresariais, voltados para pessoas que administram negócios, fábricas e hospitais usando diferentes habilidades para lidar com fraquezas e conseguir ter o sucesso. Já portal um jogo de quebra-cabeça em primeira pessoa, foi usado como matéria obrigatória na universidade de Wabash, em Indiana nos EUA, a disciplina se chama “Questões Permanentes”, que aborda “questões fundamentais da humanidade”.
O que acham? Será que é possível vincular games onlines ou outros tipos de games a educação, fazendo com que andem juntos e tenham o propósito mais focado na educação?
By Bonei
0 comentários:
Postar um comentário